A violência de gênero encontra novas modalidades e formas de se expressar, mas ainda falamos muito pouco sobre a violência virtual. A violência online contra as mulheres inclui a divulgação de fotos e vídeos íntimos (porn revenge), além de stalking, chantagem, bullying e outras violações de privacidade e assédio nas redes sociais.
Por isso, a Plataforma Mulher Segura traz este vídeo tutorial sobre as formas de violência virtual, como se proteger e como denunciar e como sair desta situação. A realização é do UNFPA Brasil e em parceria com a Cepia - Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação.
Tipo: Vídeo Tutorial
Ano: 2020
O UNFPA Brasil elaborou uma cartilha de enfrentamento aos diferentes tipos de violência contra as mulheres e suas consequências. Com um Violentômetro, ela ensina a identificar os sinais de alerta diante de uma situação de violência baseada em gênero, e explica como as leis brasileiras protegem as mulheres, especialmente a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) e a Lei do Minuto Seguinte (Lei nº 12.845/2013). Leia a cartilha e tire suas dúvidas como buscar ajuda em contextos de emergência, como a violência sexual e o estupro acontecem e onde conseguir apoio jurídico e medida protetiva.
Tipo: Cartilha
Ano: 2020