Ciclo da violência doméstica: como romper a violência contra as mulheres

A ruptura com o ciclo da violência contra as mulheres requer apoio de toda a sociedade. Neste vídeo, observamos o relato de quatro mulheres sobre as histórias de violência doméstica que sofreram por parte dos seus parceiros. Percebemos que em todas elas as três etapas do ciclo de violência se repetem.

Primeiro, vem a fase da tensão, quando começam os insultos, ameaças e outras formas de controle. Em seguida, a fase da agressão em si, quando o agressor perde o controle, explode violentamente e ocorrem as violências mais graves. Logo depois, chega a chamada fase da lua de mel, em que o agressor pede perdão e mostra arrependimento, promete mudar seu comportamento e passa a agir de forma gentil, por um tempo, até retornar à fase da tensão.

Esse ciclo de violência se perpetua, seu intervalo de tempo diminui, e fica cada vez mais violento, podendo chegar à morte de mulheres pelo feminicídio. Seu ápice é quando as mulheres conseguem romper o ciclo e sair do contexto de violência. É o que nos mostram as entrevistadas deste vídeo em seus relatos de sobrevivência.

Assista ao vídeo Ciclo de Violência para saber como identificar as formas de agressão contra as mulheres:

Realização: UNFPA Brasil - Fundo de População das Nações Unidas e CEPIA - Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação

Ano: 2021

violência doméstica vídeos
Publicado em 8/11/2021
Tem algum comentário sobre este serviço ou conteúdo? Envie para pms.brasil@unfpa.org