Como posso prevenir a violência de gênero?

Como identificar uma vítima de violência?

Observar o dia a dia é fundamental para identificar uma situação de violência. Segundo a pesquisadora e especialista no assunto, Dra. Jackeline Romio, existem vários sintomas da violência no cotidiano das mulheres.

A ausência de comunicação deve ser um alerta para as pessoas que vivem em torno da mulher que sofre a violência, uma vez que até mesmo as meninas tendem a ficarem mais caladas e distantes no auge das agressões. Esse distanciamento, por vezes promovido pelo agressor, isola a vítima e enfraquece a rede de possíveis apoios à mulher.

Se alguém próxima tem ficado mais calada, tem se esquivado de conversas e encontros, fique atenta! Essa mulher pode estar passando por uma situação de violência.

Como apoiar a vítima?

Se uma situação de violência foi identificada, ou mesmo uma suspeita, a melhor maneira de apoiar a vítima é não fechar os olhos para essa situação. A Dra. Jackeline Romio destaca que é fundamental identificar e encarar situações de violência contra a mulher com seriedade e compromisso.

Ao perceber que uma amiga, vizinha ou aluna esteja em uma situação de violência, seja física, sexual ou psicológica, deve-se tomar partido por meio de ajuda. A presença ativa da comunidade pode impedir a covardia do agressor. A ação solidária, com denúncias anônimas e apoio (escuta, presença ou ligações), é fundamental e pode salvar vidas.

Como apoiar a causa?

Independentemente de ter ou não vivido ou presenciado uma situação de violência contra a mulher, você pode engajar com ações muito simples e contribuir para que isso não aconteça com mais ninguém.

  • Não poste memes sexistas e machistas em seus perfis em redes sociais. Cuidado com o que compartilha na internet. Desconfie!
  • Não consuma pornografia infantil.
  • Divulgue informações de como identificar e prevenir violência contra a mulher nas suas redes.
  • Participe de reuniões e eventos promovidos por organizações de enfrentamento a violência baseada em gênero. Muitas entidades públicas e da sociedade mantêm esses espaços. Procure em sua cidade ou sua região.

Publicado em 8/12/2021
Tem algum comentário sobre este serviço ou conteúdo? Envie para pms.brasil@unfpa.org